quinta-feira, 19 de maio de 2011

"CONTINUANDO: IMPROVISO PARA INICIANTES".

-Depois de ter postado o CARANGUEJO ontem,volto nessa manhã fria em São Paulo com o SAMBA LELÊ que basicamente se harmoniza com dois acordes I-V7 e é o que a gente faz primeiro, harmonizar para usar as notas dos acordes na improvisaçao, pergunta: para improvizar uma melodia é preciso estar harmonizada? resposta:não, você pode usar a ornamentação, mas se tiver com os acordes você terá mais elementos para elaborar o seu improviso.
-No Samba Lêle usei mais variedades ritmicas e fiz questão de explorar o registro agudo causando mais tensão,no primeiro improviso do tema quiz fazer uma coisa mais "free" vamos dizer assim.Improvisar requer humor, a cara séria que aparece nos videos são relacionadas com a preocupação de não fazer de novo as vezes faço 3 ou 4 direto depois escolho porque aqui não dá para corrigir, daí o nosso lema: É proibido errar;o que? assim tambem não,não exagere.
-Eu estudei um pouco dessa arte num feriadão com o Grande Compositor e Mestre Brasileiro Osvaldo Lacerda e êle como Músico erudito não admitia que fôsse excluída nem um ponto da melodia na hora de Variar e com êle aprendi na teoria e prática sobre Variações e é claro que êle sabia que sou músico popular e que eu ía somar esses conhecimentos nos meus improvisos, mas com ele aprendi o primeiro jeito.
-O trabalho que estou elaborando vai ter muito mais do que 50 conteúdos depois deverei expor alguns nesse Blog.

Grato pela atenção Omar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário